Chá verde emagrece Mesmo?

Quem nunca ouviu falar do chá verde e seus inúmeros benefícios para a saúde? Para quem não sabe, o chá é originário de uma mesma árvore, com diferença no período de colheita, conforme o amadurecimento das folhas, bem como a torrefação na hora do preparo, nos momentos que antecedem o seu preparo.
Alguma vez você já se perguntou se há evidências científicas atrás da idéia de que o chá verde pode reduzir a gordura ou ajudar a manter um peso saudável? Ou será que toda essa conversa por trás dos benefícios do chá verde para a saúde não passam de puro marketing, como diversos outros alimentos e dietas.
Diferente da maioria dos ingredientes e hábitos alimentares, o chá verde chegou para ficar. Anos se passam e tendências na cozinha e consultório dos dermatologistas vêm e vão. Mas o chá verde continua lá, firme e forte. Mas será que ele é tudo isso que estão dizendo por aí?


A pesquisa mostra claramente que a resposta é sim. Na verdade, existem vários ensaios clínicos, publicados em prestigiosas revistas científicas, apoiando os efeitos do chá verde para perda de peso e manutenção de peso. Além dos demais benefícios que ele promove no corpo e na súde. Estudos mostram que o chá verde pode ajudar a prevenir e melhorar doenças e condições relacionadas ao estilo de vida, como obesidade e doenças cardíacas.
Por exemplo, um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition concluiu que o extrato de chá verde reduz o peso corporal, IMC, circunferência da cintura, massa gorda corporal e gordura subcutânea.

De fato, ao longo de um período de dez anos, aqueles que bebiam habitualmente mais chá verde apresentaram uma redução de 19,6% na porcentagem de gordura corporal e uma redução de 2,1% na relação cintura: quadril em comparação com bebedores de chá não habituais.

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